Seg, 26 de agosto de 2024, 16:41

Rádio UFS, TV UFS e Portal UFS recebem 12º Prêmio João Ribeiro da Fapitec
Premiação reconhece desenvolvimento científico e tecnológico do estado
Profissionais de comunicação da UFS são premiados pela Fapitec. Fotos: Janisse Bispo/Rádio UFS

A Rádio UFS FM 92.1, a TV UFS 2.1 e o Portal UFS foram premiados, na manhã desta segunda-feira, 26, pela Fapitec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe).

+ Ouça aqui a versão em áudio desta reportagem

A cerimônia de entrega do 12º Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica ocorreu no auditório da Codise, no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju-SE.

Pelo segundo ano seguido, a UFS conquistou as três primeiras posições em TV, Rádio e Internet com três reportagens sobre ciência da TV UFS, Rádio UFS e Portal UFS.

Ao todo, a Fapitec premiou 10 profissionais de comunicação, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFS.

O jornalista Josafá Neto ficou com o primeiro lugar em Telejornalismo com a reportagem “UFS desenvolve pesquisas sobre benefícios do uso medicinal da cannabis". A matéria foi exibida na TV UFS. Clique aqui para assistir

Jornalista Josafá Neto foi premiado por reportagem especial sobre uso medicinal de cannabis

“Receber um prêmio dessa importância é o reconhecimento do esforço para transformar o conhecimento técnico-científico em notícia. Popularizar a ciência é um desafio que também passa pela comunicação,” destacou Josafá Neto.

O radialista Clayton Cavalcante levou a primeira colocação em Radiojornalismo com a reportagem “Ciência impulsiona cadeia produtiva do leite no semiárido sergipano”. O áudio foi veiculado na Rádio UFS. Clique aqui para ouvir

O jornalista Jefferson Santos alcançou a primeira posição em Internet com a reportagem “Tecnologia de baixo custo facilita cirurgias para retirada de tumor cerebral”. O texto foi publicado no Portal UFS. Clique aqui para ler.

“Essa premiação mostra a importância da comunicação pública para a divulgação da nossa ciência e esse é um caminho que buscamos na produção de notícias sobre as pesquisas na nossa univerdade,” ressaltou Jefferson Santos.

Premiação reconhece pesquisadores, estudantes, profissionais de comunicação e empreendedores

O Prêmio

O Prêmio João Ribeiro foi criado no ano de 2009 com o intuito de estimular a pesquisa e a divulgação científica ao reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, profissionais de comunicação e empreendedores em tecnologia e inovação.

O homenageado

Sergipano do município de Laranjeiras, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes nasceu no dia 24 de junho de 1860. Ele foi professor, jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, tradutor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.

Rádio e TV UFS

radioufs@gmail.com