Seg, 24 de maio de 2021, 17:22

Orientações para transmissões
Destina à comunidade acadêmica que deseja utilizar o canal TV UFS

A Produtora Audiovisual, em meio a pandemia da Covid-19, tem sido fundamental na realização de diversos eventos remotos com transmissões assíncronas ou ao vivo. As transmissões apresentam alguns desafios tanto por limitações técnicas de ferramentas comuns a transmissões ao vivo – como limite de usuários por sala, por exemplo – quanto pela salvaguarda e abertura de eventos mesmo que “pequenos” para o público geral.


Fonte: blogaudiovisual.com.br
Fonte: blogaudiovisual.com.br

Há semanas em que transmitimos até quinze eventos ao vivo, muitas vezes simultaneamente. Por esse motivo, a Produtora elaborou este tutorial para orientar a comunidade acadêmica sobre procedimentos que visam facilitar o uso do canal e manter o controle dos nossos quase 2.000 vídeos, bem como para transmitir seu evento com tranquilidade.

Quem pode?

Eventos organizados por docentes ou por integrantes dos diferentes setores da Universidade Federal de Sergipe.

Como fazer?

Enviar e-mail para tv@academico.ufs.br com as seguintes informações:

  • Título e descrição do evento;
  • Horário de início e fim;
  • Banner (se houver) de preferência em formato horizontal (16:9): 1280 por 720 pixels ou 1920 por 1080 pixels, mas não haverá problemas caso esteja em dimensões 1:1 (quadrado);
  • Imprescindível: que seja feito na plataforma Conferência Web, da RNP: https://conferenciaweb.rnp.br.

Por que o Conferência Web?

  • Ferramenta fácil, robusta e estável que realiza transmissão por conta própria diretamente em RTMP, um protocolo de transmissão de dados pela Internet e aceito pelo YouTube;
  • Não depende da estabilidade de rede de um desktop dedicado a transmissão e upload simultaneamente;
  • Capacidade de transmissões simultâneas: por motivos de segurança há um código de acesso para cada transmissão ou cada conjunto delas, basta gerar códigos diferentes para cada uma, mesmo que ocorram no mesmo horário.
  • Possibilidade de iniciar a distância.

Como Usar?

  • Crie uma conta no Conferência Web: use seu login dos SIGs para criar uma conta federada, já que contas comuns aceitam até 05 pessoas por sala;
  • Certifique-se de saber utilizá-lo para não ter dúvidas durante a transmissão, o que poderá provocar algum contratempo. Disponibilizamos um vídeo com tutorial. E no site do RNP há um Manual do Usuário;
  • Guarde com cuidado o link e chave de acesso, só eles garantem que a imagem que você transmite chegará ao YouTube.

Dicas

  • Sempre utilize apresentações em PDF, elas não distorcem imagens nem fontes;
  • Nunca esqueça de usar a função propagar layout para que o layout do apresentador seja visualizado a todos dentro e fora da sala;
  • Evite utilizar a função de captura de tela, ela exige muita banda de internet para funcionar bem o que pode provocar travamentos e a consequente desconexão da sala;
  • Caso deseje reproduzir vídeos, utilize links do YouTube, eles serão reproduzidos sem travamentos comuns a quando se usa a captura de tela;
  • Inicie a transmissão antes, pois para ser iniciada efetivamente é necessário o administrador iniciar também no YouTube;
  • Caso o seu evento exija a assinatura de lista de presença, utilize o Formulários Google e atente-se ao momento de abrir e fechar as assinaturas.

Esperamos que esse texto ajude a todas e todos.

Produtora Audiovisual

tv@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 24 de maio de 2021, 19:16